quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Paço Episcopal de Miranda do Douro

"Só restam as ruínas, que perduram ainda no claustro de arcos abatidos jesuítas, admiram-se as colunas monolíticas, as únicas que resistiram a um incêndio no princípio do século XVIII."

A frase anterior é retirada do site da Câmara Municipal de Miranda do Douro. No entanto, a história que as fotografias antigas (mais de meio século) contam é um pouco diferente. Nas primeiras, vemos as ruínas do Paço Episcopal, em 1949, e nota-se que estas abrangem o claustro e boa parte do corpo do Paço. Posteriormente, vemos fotografias da desmontagem do Paço (alguns anos depois), do qual resta apenas a arcada do piso térreo do claustro.
Por fim, vemos as imagens dos alçados de um projecto de adaptação do Paço Episcopal a Hospital e Tribunal de Escala, que nunca chegou a ser concretizado, e como se encontra no dias de hoje.

Alçados do que aparenta ser um projecto de adaptação do Paço Episcopal a Hospital e Tribunal de Escala, que, no entanto, nunca chegou a ser concretizado.
As ruínas do Paço Episcopal, actualmente...
E, para terminar, uma fotografia de 1969, que eu adooooooooooooooooooorei! :-)))


abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'aqui (Câmara Municipal de Miranda do Douro) e fót'sh'aqui (Monumentos e Skyscraper City - Por Terras de Miranda - Página 4).

Sem comentários: