domingo, 27 de janeiro de 2013

Bola Doce Mirandesa

Após estas andanças monte acima, montem abaixo, descansemos ao Domingo e provemos um doce que se afigura mui saboroso, de seu nome... Bola doce mirandesa!

Ingredientes
- 4 ovos;
- 125 g de manteiga;
- 1,250 Kg de farinha de trigo;
- 100 g de fermento de padeiro;
- 700 g de açúcar;
- 1 dl de azeite;
- 0,5 l de água;
- canela.

Preparação
Põe-se a farinha num alguidar, faz-se um buraco ao meio, deita-se a água morna com o fermento desfeito uma pitada de sal, vai-se amassando e junta-se a manteiga derretida com o azeite e os ovos batidos mornos (que se aqueceram em banho-maria). Depois bate-se a massa como se fosse massa de pão, deixando-a um bocadinho para o mole, e deixa-se levedar, coberta com um pano.

Põe-se às camadas um tabuleiro untado com manteiga. As camadas são esticadas com a mão, e não com o rolo da massa, para não ficarem calcadas. A primeira deve ficar um pouco mais grossa, e não rota (para o açúcar não sair), e com as bordas para cima do tabuleiro. Espalha-se o açúcar e a canela muito bem, sucessivamente, até a última camada; são em média cinco (a última camada só leva açúcar). Viram-se as bordas da massa para dentro do tabuleiro, unindo à última e formando um rolo.

No final, pica-se com um palito, sem chegar ao fundo. Leva-se a forno bem quente, durante cerca de uma hora. Depois de cozida, desenforma-se ficando a parte do açúcar virada para cima.

Bom aptit!!

abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'aqui (Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) e fót'sh'aqui (É uma iguaria portuguesa, com certeza!).

Sem comentários: