terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Cabanal do Castelo

Enquadramen- to urbano, integração harmónica no interior da cidadela de Miranda do Douro, próximo da sua entrada principal e junto à alcáçova, em largo pavimentado com calçada à portuguesa, entre guias de xisto, e pontuado por árvores, defronte do Jardim de Infância, no local onde se realizava a feira de Miranda do Douro.

Arquitectura agrícola, vernacular, século XIX (provavelmen- te). Cabanal de planta rectangular, simples, com fachada principal, virada a Oeste, ritmada por catorze pilares quadrangula- res monolíticos, assentes em pano pétreo, com capeamento em cantaria, tendo os inter-espaços actualmente envidraçadas. A cobertura assenta sobre travejamento de madeira, cujas linhas de asnas terminam em forma de cachorro racial.

Interior organizado em salas de trabalho, sala de reuniões, casa de banho e arrecadação, com paramentos rebocados e caiados e em alvenaria irregular de granito, com as juntas tomadas, apresentando, embutido ao longo do paramento de fundo duas mísulas pétreas sobrepostas, para sustentação de prateleiras; pavimento em mosaico cerâmico e tecto de madeira. O espaço ainda conserva uma primitiva divisória interna em alvenaria rebocada e caiada, rasgada por porta de vão rectangular. A casa de banho e a arrecadação com paramentos rebocados e caiados, posuem portas, de correr, rectangulares, em madeira.

Características Particulares
Constitui um elemento característico de arquitectura vernacular da Terra de Miranda, dos quais só restam o presente exemplar e o de Caçarelhos (no concelho vizinho do Vimioso), correspondendo a instalações de apoio às feiras, nas quais se instalavam alguns comerciantes, ocupando, cada um, o espaço entre dois pilares, servindo o parapeito da frontaria de balcão e sendo expostos os produtos nas prateleiras do interior. Este possui ainda a particularidade de ter um pilar datado, correspondente à sua provável remodelação.

abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'e fót'sh'aqui (Monumentos).

Sem comentários: