segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Som Cr'shtóvom d'N'guêra

São Cristóvão de Nogueira é uma freg'sia do concêlh' d'Cinfães, com 18,57 km² d'área, 1930 habitant'sh (ém 2011) e densidád' pop'laci'nal de 103,9 hab/km².

Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 2139 habitantes.

A Vila sede do concelho possuía juiz ordinário, vereadores, escrivão da câmara e 3 escrivães do público. A pesca no Rio Douro era livre, excepto nas pesqueiras pertencentes aos proprietários das terras vizinhas e que delas pagavam o dízimo do peixe, sobretudo dos sáveis e das lampreias.

No referente ao foral do concelho, passado a 1 de Setembro de 1513, D. Manuel procedeu a novas Inquirições e concluiu serem os foreiros dos reguengos de el-rei obrigados a transportar os foros ao celeiro e à adega do senhorio e que, a lutuosa, obrigatória em todos os lugares, consistia na entrega da melhor jóia deixada pelo defunto, ou o seu valor em dinheiro. Contudo havia diferenciações: uns, entregavam a melhor peça e outros davam compensações monetárias de menor valor. Os três tabeliães do concelho foram contemplados com a pensão de 80 réis para cada um. As penas das "forças" seriam satisfeitas só depois de o objecto voltar à posse do queixoso por ordem dos meirinhos ou outras justiças. Terra e montados eram dos oradores.

A freguesia pela qual correm os ribeiros de São Paio e o de Valbom, desce por vales e outeiros até ao rio Douro. Merecem uma visita mais atenta a Igreja Matriz, a Capela de Cádiz e algumas Quintas. Na imagem destacamos a Barragem de Carrapatelo que tem uma das eclusas mais altas da Europa.

abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'sh'aqui (Wikipedia e Câmara Municipal de Cinfães) e fót'sh'aqui (Câmara Municipal de Cinfães).

Sem comentários: