sábado, 15 de dezembro de 2012

Alhões

Alhões é uma freg'sia do concêlh' d'Cinfães, com 10,66 km² d'área, 196 habitant'sh (ém 2011) e uma dénsidád' pop'laci'nal de 18,4 hab/km².

Alhões, era do termo de Ferreiros de Tendais, comenda do Senhor D. João, tem uma origem certamente anterior ao séc. XII. Contudo, só a partir daqui há documentos. Aliás, a devoção a S. Paio (S. Pelágio) deve datar deste século, quando se fez o repovoamen- to, até porque só nessa época é que o pequeno mártir de Córdova tinha a devoção bastante entre os povos para se firmar como orago de Igrejas.

O topónimo radica em Aliones, povo claramente pré-histórico, derivado possivelmente dos celto-lígures Allobreges, provavelmente construtores das célebres muralhas conhecidas por Portas do Montemuro. As inquirições de 1258 designam-na por Aloes e o cadastro de 1527 por "lugar d'alhos", o que levou alguns autores, nomeadamen- te Amorim Girão, a derivar o topónimo do alho porro cultivado no alto da serra. Contudo, este velho topónimo não parece relacionar com "alhos" ou latim alliu - (talvez com o genitivo antroponímico em -onis, medieval).


Esta terra gozou igualmente dos privilégios de vila com foral outorgado, em 1140, por D. Mendo Moniz. A "villa" de Alhões foi dada a povoar, por carta de Mem Moniz e de D. Cristina Gonçalves, ao prior D. Roberto, do da Ermida de Ribapaiva, sob condição de ficar metade dela ao mosteiro e outra metade para a coroa. Contudo, não é crível que o local estivesse de todo despovoado, o topónimo conservava-se e parece até antroponí- mico, talvez uma "villa" Allonis na origem.

Na localidade existe a Capela do Senhor do Amparo, também conhecida por Capela das Portas, cercada por um muro em pedra para a proteger das intempéries da serra. Na imagem, o Penedo da Moira sobre o qual se contam interessantes histórias.
Capela de São Pedro

abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'sh'aqui (Wikipedia e Câmara Municipal de Cinfães) e fót'sh'aqui (Câmara Municipal de Cinfães, Panoramio (Placosta), Panoramio (84chefinho), Panoramio (Dina Rodrigues), Panoramio (ManueldaCosta), Panoramio (RafaelMoreira) e Panoramio (Américo Vieira)).

Sem comentários: