domingo, 25 de março de 2012

Núcleo urbano da vila de Alvito - parte I

Enquadramento rural, implantado em planície. A envolvente ao núcleo urbano é caracterizada por um relevo relativamente ondulado, marcado por culturas de olival e vinha, e intercalado, nas zonas mais afastadas, por montado de azinho.
Ortofotomapa de Alvito
Aglomerado urbano de traçado regular, adaptado à topografia e organizado em torno de elementos polarizadores: o castelo, a Igreja Matriz, o convento da Santíssima Trindade e o conjunto da igreja da Santa Casa da Misericórdia e da capela de Nossa Senhora das Candeias, os Paços do Concelho, a igreja de Santo António.
Estes elementos deram origem a largos e terreiros de forma poligonal irregular com forte presença no conjunto. Os principais eixos viários orientam-se no sentido Norte / Sul. Quarteirões bem definidos e arruamentos bastante rectilíneos ou descrevendo escassas sinuosidades. No antigo limite Este da urbe, destaca-se o Rossio de São Sebastião, que serviu secularmente como terreiro da feira.
A habitação corrente caracteriza-se por casas térreas e sobrados, com janelas de sacada. Fachadas e vão marcados por barras e molduras com pigmentos de cor cinza ou amarela, na sua maioria.
Paços do Concelho
Rossio de São Sebastião
Largo General Humberto Delgado, imediatamente a Norte do Rossio de São Sebastião
Rua de São Sebastião
Rua João de Deus
Travessa da Iria


Praça da República, Alvito - Portugal in Portugal

abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'aqui (Monumentos) e fót'sh'aqui (Bing Maps, Monumentos, Panoramio, Por aí... e 360 Cities).

2 comentários:

Chico da Kombi disse...

|


Alvit' é lind'.

o/

|

Pedro Miguel Costa disse...

Assim parece, Nobilíííssimo! :-)))

Pelo que dá para perceber, é capaz de ser das vilas alentejanas melhor preservadas.

abraces algarvi'sh, Nobilíííssimo!!!