sábado, 5 de janeiro de 2013

Sé de Miranda do Douro / Igreja Matriz de Miranda do Douro / Igreja de Santa Maria Maior

Arquitectura religiosa, maneirista. Sé maneirista de planta cruciforme em 3 naves separadas por pilares e frontespício harmónico. Juntamente com as Sés de Leiria e Portalegre, constitui um dos 3 grandes templos mandados construir por D. João III, neles se entrecruzando soluções góticas com elementos renascentistas, mas já de transição para o maneirismo.

Traçada por Gonçalo de Torralta, é também obra de um dos irmãos Arrudas e foi edificada, ao que parece, no mesmo sitio onde antes se erguia a antiga Igreja de Santa Maria, mandada construir por D. Dinís. Com três naves, esta catedral possui uma arquitectura majestosa e um interior de grande riqueza e elegância, onde se pode encontrar uma verdadeira preciosidade, única no mundo cristão a imagem de «O Menino Jesus da Cartolinha» ou «Menino Jesus do Chapéu Alto».

Características Particulares
Se o exterior lembra mais a Sé de Portalegre que a de Leiria, o interior relaciona-se com ambos, salientando-se o mesmo tipo de pilares e uma comum expressão na decoração das abóbadas. O retábulo-mor, com baixos relevos em forma de grandes painéis policromados, integra-se na fase seiscentista da talha do renascimento, de grande influência espanhola, sobretudo da Real Escola de Valhadolid, de onde veio. O cadeiral, com quadros pintados nos respaldos, é barroco, de estilo nacional.
 
Nave central, vista para o coro 2004
Escadas de acesso ao coro e torres
Nave da Epístola
Nave do Evangelho
E, agora, umas fotografias antigas (com mais de meio século) da Sé de Miranda. As fotografias do interior são anteriores às obras de reabilitação empreendidas.

abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'aqui (Monumentos e Câmara Municipal de Miranda do Douro) e fót'sh'aqui (Monumentos, Skyscraper City - Por Terras de Miranda - página 1 e Skyscraper City - Por Terras de Miranda - página 4).

Sem comentários: