quarta-feira, 28 de março de 2012

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção (Alvit')

Arquitectura religiosa, gótica, manuelina, renascentista, maneirista, barroca, construída, originalmente, nos séculos XIII e XIV e reconstruída, quase na sua totalidade, no século XVI.

Igreja paroquial de grandes dimensões, de planta em cruz latina, 3 naves de diferentes alturas de 4 tramos, totalmente abobadadas, com coro-alto. Arcos quebrados moldurados estribados em meias colunas com pequenos capitéis fitomórficos separando os braços do transepto da nave, característicos do gótico; pilares octogonais com capitéis e anéis de folhagem, abóbadas de nervuras estreladas com fechos decorados com elementos heráldicos, descarregando em mísulas tronco cónicas, fiada de merlões chanfrados intercalados com coruchéus cónicos, elementos característicos do manuelino de faceta mudéjar; portal principal de proporções renascentistas; feição maneirista da capela-mor e capelas laterais no traçado dos arcos triunfais e na abóbada de caixotões da capela-mor. Torre sineira com cúpula barroquizante ornada de volutas.

A igreja mostra muitos pontos de contacto com a matriz de Viana do Alentejo: no exterior os gigantes coroados por pináculos cónicos, arcobotantes e muros das naves coroados por merlões chanfrados, no interior os pilares octogonais seccionados por anéis vegetalistas, a modinatura dos arcos divisórios das naves, o coro-alto sobre arco muito rebaixado acrescentado também tardiamente. Retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional.


abraces algarvi'sh!!!

ps: Têxt'aqui (Monumentos) e fót'sh'aqui (Monumentos, Panoramio, Câmara Municipal de Alvito e Skyscraper City - Alvito).

Sem comentários: